quarta-feira, 8 de março de 2017

Semana da Mulher: 8 coisas que aprendemos com Madonna

Continuando a semana da mulher aqui no blog, hoje a lista é da rainha das rainhas, a maior diva do pop: Madonna. Por meio das letras, dos discursos em premiações, das apresentações nos palcos e nas suas atitudes como artista, Madonna sempre usou a popularidade para empoderar mulheres e tratar de outros temas importantes, como religião e política. Suas músicas são hinos para as mulheres e para a comunidade LGBT e hoje fiz uma listinha de algumas coisas que aprendi com ela.

1. Se expresse!
Não tenha medo de ser quem você é e de mostrar pras pessoas suas opiniões, desejos, sonhos... enfim, tudo que te faz ser você. E se algo está errado, não se cale. Express yourself, don’t repress yourself!



2. Não se contente em ser a segunda opção.
Não se contente com pouco em nenhum relacionamento e não aceite ser a segunda opção de ninguém. Seu relacionamento está uma merda? Não insista em algo que te coloca pra baixo. You do much better, baby, on your own


3. Reconheça seus erros
Apontar os erros dos outros é fácil, mas reconhecer os nossos é tão difícil. Em I Fucked Up, Madonna mostra que mesmo a rainha do pop pode assumir que fez merda e pedir desculpas, então com você não pode ser diferente. 


4. Please don’t say I’m sorry, I’ve heard it all before
Reconhecer erros e saber pedir perdão é bom, mas usar a palavra “desculpa” para continuar errando e fingir que foi sem querer já é demais, então se aquela pessoa já deu mancada demais, nem que ela fale em diferentes idiomas a mesma palavra, pense em você primeiro e dê um basta nessa situação.



5. Como as garotas se sentem
Se vestir como um garoto é algo aceitável, mas se vestir como uma menina é degradante. Quantas vezes ouvimos “essa mulher é muito macho”, pra dizer que fulana é uma mulher forte, enquanto agir como uma “mulherzinha” é degradante para meninos e até para meninas? Você sabe como é ser uma garota nesse mundo? Era o que Madonna explicava há 17 anos atrás na música What it feels like for a girl, em que explicitava o preconceito com coisas relacionadas ao universo feminino e às mulheres.


6. A liberdade vem quando você aprende a deixar
A música The power of goodbye ensina muito sobre saber a hora de parar. Ás vezes insistir em alguém é a pior coisa em um relacionamento e nem sempre permanecer junto é sinal de que tudo vai dar certo. Se libertar de algo ou alguém que não faz bem, é o melhor que fazemos a nós mesmos.


7. Siga seu coração, mesmo que ele seja um rebelde
A sociedade padroniza tudo e todos. Quem foge do padrão é considerado louco ou rebelde, mas antes de seguir um padrão, o melhor é ser feliz. Madonna narra as dificuldades e julgamentos que encontrou enquanto persistia seu sonho e nos mostra que seguir o nosso coração é o melhor caminho na música que dá nome ao seu último álbum, lançado em 2015, Rebel Heart.


8. Não tenha medo de se reinventar
Se tem uma coisa que Madonna sabe fazer é ser uma mulher de fases. Começou como uma virgem, foi material girl, passou por uma fase erótica, foi zen, flertou com a música country, interpretou Evita Perón, lançou um álbum em 2005 relembrando a música eletrônica dos anos 80, gravou com produtores mega famosos e nunca deixou de fazer o que queria, mudar o cabelo, as roupas, a sonoridade, enfim, nunca deixou de se reinventar sem perder a originalidade. 


Feliz dia das mulheres e levem as lições da Madonna pra vida de vocês. E nunca se esqueçam desse discurso:

WE GO, GIRLS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário