segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

#1LivroPorMês: Rita Lee - Uma autobiografia

Rita Lee é uma mulher incrível e eu já falei sobre ela no Vitrolinha Feminista #4 aqui no blog logo quando ela lançou a autobiografia. Era novembro e eu estava apenas acompanhando as notícias do livro e lamentando não ter tido a oportunidade de ir num show dela e em uma das tardes de autógrafos do livro.


Enfim, anjos maravilhosos me deram o livro e em menos de um mês eu consegui terminar uma das leituras mais gostosas que eu tive nos últimos meses. Terminar a autobiografia da Rita desperta a vontade de ler um volume dois e te dá a sensação de que você conversou um tempão com uma amiga íntima. Rita expõe no livro, sem receio, todas as bad trips, os medos, as tretas, os amores e os perrengues que passou em seus 69 anos de vida.

Mãe de três filhos, casada há anos com o amor de sua vida e protetora dos animais, Rita narra sua vida desde o comecinho até a fase atual, aposentada dos palcos, limpa das drogas e avó. O melhor da narrativa é que, mesmo sendo linear, desde a infância na Vila Mariana até a aposentadoria dos palcos, uma hora ou outra Rita se lembra de um fato curioso e abre um novo capítulo para ele. Aliás, a leitura se torna mais fácil ainda pela disposição dos capítulos. Além de Rita, o livro conta com a ajuda do ghost que aparece em momentos oportunos para ajudar a memória da autora. Esse "fantasminha" é, segundo Rita, o único jornalista que falou bem dela, simplesmente por ama-la e ser seu fã, Guilherme Samora.

A forma como Rita conta os fatos da sua vida é muito divertida e honesta, tão honesta que ela conta até o que assume ter vergonha de ter feito e o que assume que irá negar até o fim no tribunal. Exceto pela confusão ocorrida no show em Sergipe, história que ainda corre na justiça, tudo está lá contado pela mulher que teve a vida mais divertida, apaixonante, rockeira e louca que eu já li em um livro.


Indico a leitura para quem é fã e pra quem conhece pouco ou quase nada, afinal não é apenas a autobiografia de uma cantora e sim de uma super girl power que tem muito a nos ensinar.

PS. MUITO IMPORTANTE AQUI: Eu tinha muito a dizer sobre esse livro que já se tornou um dos meus favoritos, mas fevereiro foi um mês de muitas mudanças e muitos problemas, então o texto chegou bem no fim do mês, em meio ao carnaval, e bem menor do que eu queria. Mas novidades estão por vir aqui nesse pequeno blog. Aguardem ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário