quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

011 músicas pra amar e odiar SP

Chegou o aniversário da cidade dos contrastes, São Paulo completa 463 anos e eu continuo em uma relação de amor e ódio com essa cidade cheia de prédios, parques, carros, ciclofaixas, shoppings, museus, rock’n roll, funk ostentação, rap, baladinhas top, Família Suplicy e PSDB.


No dia dessa foto, eu quase fui assaltada no metrô Penha. São Paulo né, mores?
Não há como não viver em conflito numa cidade que respira arte e poluição ao mesmo tempo. Ver os prédios do alto é lindo, ver de baixo tampa o sol e a deixa mais cinza do que é. É uma cidade moderna, mas tem um gosto bem retrógrado para políticos. É a cidade do Jardim Europa e da favela de Paraisópolis. É a cidade dos carros importados e da retirada de cobertores dos moradores de rua. É a cidade de Interlagos e da Crackolândia. É a terra da garoa e da falta d’água. É Sampa, odiada e amada, mas de qualquer forma, homenageada e comentada em muitas músicas por aí. 

Então, de presente pra São Paulo, pra mim e pra quem estiver lendo, eu fiz uma playlist de músicas sobre a cidade lá no Spotify (me segue lá, eu só ouço coisa boa -sqn). Já aviso que não tem “Trem das Onze”, “Sampa” do Caetano e nem “Não existe amor em SP”, mas tem as que sempre aparecem nas listas de música sobre Sampa, como "Lá vou eu", da minha musa Rita Lee e "Pobre paulista" do Ira!. Tem punk rock e hardcore, porque não há cidade que combine mais com punk rock do que SP, então inclui Blind Pigs, Inocentes, Dead Fish e CPM 22. Ainda no rock tem "Santa Sampa" do Vespas e, já que não tem Criolo, o rap é representado por Emicida, que aparece três vezes na lista, porque eu gosto pouco -sqn.




As músicas estão na ordem do "fui lembrando" e agora eu explico porque elas estão aqui:

1. Contra todos – Dead Fish
é uma música de amor, no show é quase um grito de torcida e ainda te leva pra andar em São Paulo.
2. Sampa – Mc Guime
O lado bom de Sampa está nessa letra. Mc Guime acertou mais uma vez, torço pra mais músicas com o Emicida.
3. Rua Augusta – Emicida
A rua mais badalada da cidade também esconde histórias como a narrada nesse rap.
4. Santa Sampa – Vespas Mandarinas
Uma das minhas favoritas da lista. Essa música consegue me levar pra uma noite na Paulista mesmo que eu esteja longe.
5. Lá vou eu – Rita Lee
Música amorzinho da rainha do rock nacional.
6. Pobre Paulista – Ira!
Eu não sei exatamente o ano dessa música, mas não mudou muita coisa desde então. Basta ver os comentários do sudeste a respeito das últimas eleições pra presidente aqui no Brasil. Pobres paulistas (e cariocas e mineiros e capixabas).
7. Fim de semana no parque – Racionais Mc’s
Um simples fim de semana pode ser a amostra da diferença de classes na cidade mais racista do mundo, segundo o próprio Mano Brown.
8. Pânico em SP - Inocentes
A cidade dos muros altos, das grades, das manifestações com gás lacrimogênio...
9. Cidade cinza – CPM 22
Cada vez mais cinza né, Dória?
10. Av. São João – Blind Pigs
Se você nunca andou pela São João ou pelo centro da cidade, pode ter uma ideia do que é por essa letra do Blind Pigs.
11. Cidadão - Emicida
Simplesmente, minha letra favorita da lista. Aqui está um trecho do porque:
As pessoas se esbarra, se olha, se cala. Não pede ou cobra desculpa, porque ninguém mais se fala. Joga lixo no chão, como se fosse um lugar ermo. Aí dá enchente, os mesmos reclama do governo. Que não governa nada, tá aí nem pro mal nem pro bem. Ia governar como, se aqui ninguém ouve ninguém? Minha cidade trampa 24 horas por dia. Os que não morrer de tédio, morre de asfixia. A CIA monitora isso que cê faz agora, mas não interfere, só fere o pai da criança que chora. Nosso sofrimento dá prêmio pra quem se esconde em bairro nobre, tô cheio disso igual as cadeia tá cheia de pobre.Cidadania onde? Nóis cuspiu na lei de Gandhi. É quente memo, cidadão é uma cidade grande.

Parabéns, São Paulo, sua linda. Você merecia mais músicas e uma prefeitura melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário