segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Lista de Halloween

Hoje é 31 de outubro, dia das bruxas, e durante todo o mês de outubro, muitos países do mundo comemoram o Halloween, inclusive o Brasil, país que adora uma coisa from USA, mas sem problematizar o espírito vira-lata do brasileiro, eu preciso dizer que adoro Halloween, já que a celebração é um paraíso pra quem ama terror e suspense como euzinha aqui. 

Então, aproveitando essa data, listei, entre séries, filmes, livros e discos, 10 itens essenciais pro seu dia ficar mais aterrorizante, ou divertido, dependendo do seu ponto de vista, haha


10 – Antichrist superstar (1996)
Não podemos falar de discos macabros sem citar Marilyn Manson. Marilyn tem sua carreira ligada a lendas, referências góticas, músicas com letras sobre sexo, drogas e religião e até acusação de influenciar o massacre de Columbine. Se os primeiros discos já causavam polêmica, o lançamento do terceiro álbum foi o estopim para a carreira de Marilyn Manson ficar ligada ao tinhoso: Antichrist Superstar trazia, como o nome já indica, um personagem anticristo. Tinha até Bíblia rasgada no palco!
Capa do disco...uma coisa leve, básica...
Marilyn se aproveitou muito bem da fama sombria, nunca desmentiu e nem admitiu as lendas que rondam sua carreira, mas uma coisa é certa, querendo ou não, Marilyn assustou e incomodou muita gente no auge de Antichrist Superstar.

9 – Black Sabbath e o disco assombrado (1970)
O primeiro álbum de uma das primeiras bandas de heavy metal foi lançado em uma sexta-feira 13 e, além das músicas e do visual da banda já serem assustadores, a capa do disco, que tem o mesmo nome da banda, é uma fotografia manipulada do moinho de Mapledurham Watermill, localizado em Oxfordshire na Inglaterra.


Na capa do disco, o moinho aparece atrás de uma figura macabra de uma bruxa e na contracapa há uma cruz invertida com dizeres evocando espíritos malignos. Sem dúvida, um disco bem apropriado para o dia de hoje.

8 – The Black parade – My Chemical Romance (2006)
Um dos maiores álbuns EMO do mundo não podia ficar de fora dessa lista, e não porque a banda ou o disco são assustadores (eles são muito fofos, né?), mas sim porque a temática do disco envolve um desfile sombrio (the black parade) e morte, despedida, doença, fim de relacionamento, enfim treva, muita treva.


Esse ano o disco fez 10 anos e ganhou uma versão de comemoração, além de deixar os fãs (eu) acreditando numa possível volta da banda, o que não aconteceu. Susto pior que esse não teve esse ano, então nada mais justo que o disco estar nessa lista.

7 – Scream
A franquia de filmes sobre o serial killer com uma máscara que remete ao quadro “O grito” foi um dos maiores sucessos do suspense e do terror no fim dos anos 90 e começo dos anos 2000, ganhando até uma paródia que fez mais sucesso ainda. E não parou por aí, em 2015, uma série com o mesmo nome foi criada inspirada pelo filme. A máscara mudou, mas os questionamentos da narrativa continuam os mesmos: quem é o assassino por trás da máscara e quais as razões para perseguir uma determinada pessoa.
Você perdeu todo o medo depois dessa cena

Eu gostei muito da série e fiz um especial de reviews dos episódios, que você pode ver aqui. Aviso: contém muito spoiler.

6 – Uma noite de crime (2013)
As noites de Halloween nos filmes já são cheias de eventos macabros, mas nesse filme a noite não é de halloween, é de purificação, e é mais macabra.

O governo norte-americano percebe que suas prisões estão cheias demais, a medida tomada é a criação da noite de purificação, uma noite em que se pode linchar, torturar e matar qualquer “bandido” que você encontrar andando por aí. Apesar de, inicialmente, parecer bobo, o filme é uma ótima crítica à sociedade atual e à falsa segurança que grades, alarmes e portões gigantes trazem em um sistema falido e prende o espectador do começo ao fim. Vale a pena pra quem gosta de se assustar e problematizar.

Você não vai querer ver essas coisinhas na sua porta
5 – O escaravelho do Diabo (2016)
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

O grito não é de susto, é de felicidade, afinal um dos livros da coleção Vagalume (aquela que com certeza, qualquer fanático por livro desde pequeno leu pelo menos um volume) se tornou filme esse ano, e que filme!

Um garoto, Alberto, encontra seu irmão, mais velho e ruivo, morto no quarto com uma espada crava no peito dias depois do mesmo ter recebido um embrulho com um escaravelho dentro. A morte do irmão se torna um mistério e o garoto começa a ajudar nas investigações e acaba descobrindo que há um serial killer à solta que só mata pessoas ruivas.

pôster do filme
Tanto o livro quanto o filme são suspenses voltados para crianças e adolescentes, mas os adultos também irão adorar o filme, já que muitos devem ter lido o livro que foi originalmente lançado em capítulos n’O Cruzeiro, em 1953, republicado em 1974 na coleção Vagalume e selecionado para o Programa Nacional de Biblioteca na Escola em 1999.

4 – Os sete
O livro do maravilhoso/sensacional/incrível autor André Vianco é uma obra de arte pra quem ama vampiros.
Capa da primeira edição, de 2001
Mergulhadores descobrem uma caravela no fundo do mar do litoral do Rio Grande do Sul e nela encontram uma caixa de prata. Ao abrirem a caixa, 7 vampiros são libertados e passam a aterrorizar o país (siiim, a história se passa no Brasil e tem até o Rio Pinheiros congelado!!!), especialmente Sétimo, o mais poderoso de todos (inclusive a continuação d’Os sete se chama Sétimo).

O livro foi publicado em 2001 pela Editora Novo Século e esse ano ganhou uma nova edição pela Editora Aleph.

3 – Stephen King
Falar de terror no cinema e na literatura sem falar de Stephen King é um erro. O autor contemporâneo escreve desde 1970 e só nos deu obras primas. De Á Espera de um Milagre à Carrie, a Estranha, provavelmente você já viu algum filme inspirado em uma de suas obras. Se você viu It, por exemplo, teve sua infância arruinada com aquele palhaço medonho. It, inclusive, ganhou um remake que será lançado no ano que vem e talvez por isso estejam aparecendo tantas histórias de palhaços assassinos por aí; mera publicidade, mas que dá medo mesmo assim.
Suposta aparência do palhaço do remake e o palhaço que arruinou sua vida na primeira versão

2 – Horror em Amityville
Esse é um clássico também, tanto no cinema quanto na literatura e tanto o livro quanto o filme têm recebido atenção novamente graças à Invocação do Mal e Annabelle, filmes lançados no ano passado sobre casos contados pelos demonologistas Ed e Lorraine Warren, donos de um museu de coisas sobrenaturais e estudiosos do caso de Amityville.

A história conta que uma entidade fez de uma casa em Amityville a sua morada e desde então ninguém mais pode habita-la. Seria menos assustador se, apesar das teorias inventadas, você não soubesse que muita coisa ali é real, incluindo o fato de que em 1974, Ronald DeFeo Jr. assassinou toda sua família ali dentro.

O livro de Jay Anson foi lançado em 1977 e transformado em filme em 1979. Tanto o filme quanto o livro ganharam novas versões em 2005 e 2016 (pela DarkSide), respectivamente.



1 – Zé do Caixão: Maldito – A Biografia
Já falamos de um mestre do terror nessa lista, então nada mais justo que falar do mestre do terror nacional: Zé do Caixão. É uma pena que seu trabalho, trash por natureza, não receba a atenção e o valor que merecem, afinal fazer cinema no Brasil já é difícil, fazer terror mais ainda e fazer terror em época de ditadura, meu filho, você não sabe o que é. Mas esse cara sabe e sua biografia, lançada em 1998 e republicada pela Dark Side no ano passado, conta como ele foi capaz de fazer tudo isso e com pouquíssimos, pra não dizer, nenhum recurso. O cara é foda e é necessário nesse halloween.
capa linda e história melhor ainda
Ano passado seu acervo ficou exposto no MIS em uma exposição muito legal, mas ainda é pouco reconhecimento pra quem tanto fez pelo cinema do Brasil.
Autores: Ivan Finotti e André Barcinski
Editora: Darkside books

Ano: 2015

Essa foi a minha lista de coisas essenciais pra passar o halloween. E você, quais séries, discos, livros e filmes te assustaram? Conte nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário