quinta-feira, 21 de julho de 2016

Escola sem partido e O QUE QUE TÁ ACONTECENDO?!

            O ano de 2015 foi uma loucura e 2016 está provando todos os dias que quer muito superar seu antecessor no quesito “fazer você se perguntar O QUE QUE TÁ ACONTECENDO” porque é David Bowie e Prince morrendo, é golpe travestido de impeachment pedido pela população, é pato gigante na Paulista, enfim, muitas coisas incluindo tragédias inacreditáveis e muito tristes que eu não consigo nem comentar aqui. Mas sobre outras coisas tristes eu até consigo/preciso comentar como o famoso projeto da escola sem partido. Quando eu ouvi o termo pela primeira vez eu achei que era uma bizarrice que não teria futuro, pois bem, é uma bizarrice, mas com futuro, porque o Senado até abriu uma enquete para saber o que a maioria das pessoas acha do projeto, criado pelo senador-evangélico-cantor Magno Malta, que tem como objetivo banir o pensamento crítico das salas de aula. É claro que a explicação dada pelo senador não diz isso: segundo o próprio, o projeto visa à liberdade ideológica, retirando ideais políticos/religiosos da sala de aula.

ahaam, sim.

Em um vídeo, que eu não aguentei assistir inteiro, na página do senador, ele se propõe a explicar o projeto e já começa falando que o que tivemos nos últimos anos, no governo afastado, foi uma pregação religiosa e partidária dentro das salas de aula. Acho que só com essa frase já deu pra entender qual é a real intenção dessa história: banir o pensamento “de esquerda”, mesmo a gente cansado de saber que o PT não é de esquerda, a grande mídia e os partidos de extrema direita adoram afirmar isso porque sabem que tem uma galera que acredita e sai repetindo que odeia a esquerda porque odeia o PT, então por-deusa-Inês-Brasil-toda-poderosa, pela última vez, vamos aprender: O PT NÃO É DE ESQUERDA! Obrigada. Esse projeto e esse discurso do senador também se valem do fato de que, devido aos últimos acontecimentos, muitos professores têm se manifestado nas redes sociais e nas ruas sobre o golpe, o que, para os políticos favoráveis ao golpe, é muito perigoso, né? De qualquer forma e com qualquer argumento, o projeto é um completo absurdo. Além disso, o sistema educacional brasileiro já censura o suficiente o trabalho do professor  e o desenvolvimento intelectual do aluno. Com esse projeto a situação só tende a piorar.
Eu poderia ficar aqui escrevendo um livro sobre o que penso desse assunto, sobre o quanto é importante o pensamento crítico na sala de aula, sobre ter tido professores que ensinavam muito mais do que a grade curricular pedia e como isso me ajudou a pensar por mim mesma e o quanto essa ideia é perigosa para o futuro dos nossos estudantes, mas como isso aqui é um blog e ninguém gosta de posts eternos, eu prefiro que vocês vejam com seus próprios olhos as explicações dadas por quem apoia o projeto e por quem não apoia. A página Professores contra a escola sem partido se apresenta assim:

AUTONOMIA DOCENTE E ESCOLA DEMOCRÁTICA

Já o site Escolasempartido.org que apoia o projeto, fala mal de Paulo Freire e... bem... vejam com seus próprios olhos, se tiverem coragem, porque meu blog é muito lindo para eu printar algo disso aqui. 
Enfim, o que dá pra perceber nas redes sociais é que quem apoia o projeto apoia uma educação em que aluno vai pra escola, assiste uma aula que ele odeia, sem direito a pensar por si mesmo e de uma forma cada vez mais automática: entre-cale a boca-copie o que está na lousa-não pense-vá embora sem questionar. Enquanto quem não apoia, sabe da importância que o pensamento ideológico tem para os alunos e para a formação de cidadãos melhores. Como funcionarão as aulas de redação se os alunos não souberem elaborar seu pensamento crítico? Inclusive, pensando nisso, e o ENEM? Como serão as redações dos alunos da tal escola sem partido? E eu nem apoio o ENEM da maneira que é, mas redação e pensamento crítico são fundamentais pra vida, minha gente. É por isso que esse blog é contra esse projeto absurdo, e se você é contra também, diga isso na enquete do senado, vai que dá certo, né?
ESCOLA SEM PENSAMENTO CRÍTICO NÃO É ESCOLA!


Ps.: Aproveitando que o Magno Malta se preocupa tanto com a educação da galera, eu sugiro que ele crie o projeto escola com gramática e ortografia, é mais importante do que o escola sem partido. Vlw, flws.

as novidade era o máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário